Quem nos conhece, sabe que somos “afetados” pela poesia. Isso, porque acreditamos nos benefícios da inutilidade da poesia. Acreditamos que a poesia torna a escola melhor, mais sensível, mais fraterna, mais plural e humana.
E a escola precisa de poesia!





A verdade é que a poesia tem dificuldade em estar na escola!
Por muitas razões: porque não tem impacto nem dá visibilidade; porque não se entende; porque é para ingénuos e tontos; porque não se liga com a realidade; porque não há materiais acessíveis; porque não sabemos o que fazer com ela!
Estas são objeções (válidas) contra a presença da poesia na escola. Das razões enunciadas, há uma que nós – a Trinta-por-uma-linha e A Casa do João – queremos eliminar através do projeto «A poesia vai à escola».
Com este projeto, nós queremos oferecer aos professores (e às escolas) a possibilidade de celebrar «Os Dias Mundiais e outros que tais». Para isso, oferecemos-vos um cartaz com um poema relativo ao dia respetivo.
A utilização deste cartaz (em pdf ou jpeg), pode ser fotocopiado, ampliado para expor ou reduzido para trabalhar na sala de aula, e é de utilização livre e gratuita. Pode ser publicado nas redes sociais. Distribuído e colocado onde for útil e necessário.
Para já ficam aqui os cartazes relativos ao mês de setembro!
Viva a poesia! Boas leituras!