fbpx

11 dicas para escrever de Joyce Carol Oates

Joyce Carol Oates é uma aclamada escritora norte-americana com mais de 40 obras publicadas, ganhadora de prêmios do National Book Award e The Pen/Malamud Award for Excelllence in Shoort Fiction. Seu nome já foi cogitado ao Prêmio Nobel da Literatura e ela teve 3 obras indicadas ao Pulitzer: Black Water (1992), What I Lived For (1994), e Blonde (2000). Suas obras geralmente abordam temas como a tensão racial, a violência e a pobreza.
Através do seu Twitter oficial ela dá dicas variadas aqueles de desejam se dedicar a escrita. Abaixo seguem 11 dicas para escrever compiladas via Twitter:
 
1. Escreva com todo seu coração.
 
2. A primeira frase só pode ser escrita após a última frase ter sido escrita. PRIMEIROS ESBOÇOS SÃO TERRIVEIS. PROJETO FINAL, PARAÍSO.
 
3. Você está escrevendo para seus contemporâneos, não para a Posteridade. Se você tiver sorte, seus contemporâneos se tornarão Posteridade.
 
4. Lembre-se de Oscar Wilde: Um pouco de sinceridade é uma coisa perigosa, e muita é absolutamente fatal.
 
5. Quando em dúvida de como terminar um capítulo, traga um homem com uma arma. (Este é o conselho de Raymond Chandler, não meu. Eu não tentaria isso.)
 
6. A menos que você esteja escrevendo algo bem avant-garde -retorcido, emaranhado e obscuro- esteja alerta para possibilidades dos parágrafos.
 
7. A menos que você esteja escrevendo algo bem pós-modernista -subconsciente, auto-reflexivo e “provocativo”- fique atento a possibilidade de usar palavras familiares e simples no lugar de “grandes” palavras.
 
8. Seja seu próprio editor/crítico. Simpático mas impiedoso!
 
9. Não tente antecipar um leitor ideal ou qualquer leitor. Ele/ela pode existir, mas está lendo outra pessoa.
 
10. Leia, observe, ouça intensamente! como se sua vida dependesse disso.
 
11. Mantenha um coração leve e esperançoso. Mas espere o pior.
 
Twitter oficial de Joyce Carol Oates
Leave a Reply

Deixa um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WordPress
%d bloggers like this: