Muitos de nós nascem com um instinto natural para inventar histórias e desde muito cedo adoram ouvir histórias, aventuras e experiências vividas pelos outros. É por isso que os filmes, as séries de televisão ou os bons livros fazem tanto sucesso.
Todos temos um criador dentro de nós e todos temos grandes ou pequenas ideias que seriam uma boa base para um livro, um poema, a letra de uma música ou um roteiro de filme ou teatro…
Só para que a criatividade possa desenvolver-se e melhorar temos de colocar essas ideias no papel.
O caminho faz-se caminhando, como dizia o poeta, e aprende-se a escrever escrevendo e lendo. Ousa, coloca os teus medos e desculpas de lado e põe tudo no papel, uma palavra após a outra.
Este decálogo para novos escritores pode ser aquele empurrãozinho de que tu precisas.
1.Se ler é divertido para ti, escreve a tua própria história. Vais divertir-te duas vezes. E podes começar quando quiseres.
- Estamos sempre a imaginar e a contar histórias. Escrever é dar a essa história a oportunidade para que mais pessoas a conheçam.
- Uma história não precisa de ser muito longa. Às vezes, basta que descrevas um personagem ou um lugar ou uma anedota que chame a tua atenção. Isso vai ser divertido.
- Quando descreves um personagem ou um lugar, a história a ser escrita fica escondida, esperando que tu dês um passeio.
- Ao escrever, não te preocupes se a tua história não te parecer perfeita. Poderás escrever muito mais e melhorá-los pouco a pouco.
- A melhor maneira de aprender a escrever é gostar de ler os livros de que gostas várias vezes. Lá aprendemos os segredos de um escritor.
- O engraçado de escrever é que tu já sabes como a história termina, mas o leitor não. Vais descobrir aos poucos. E, às vezes, também descobrirás, enquanto escreves, o que pode acontecer com os teus personagens.
- Quando terminares de escrever uma história, pede aos teus amigos e outras pessoas (mais velhas que a leiam e deem a sua opinião. Estes dar-te-ão novas ideias e tu saberás se realmente entenderam e/ou gostaram da história e do que querias dizer.
- Escrever fará com que tu conheças novos amigos: aqueles que tu inventas e aqueles que vão ler a tua história.
- Cada página que tu escreves é como um tapete mágico para viajares a lugares fantásticos. Entra e descobre novos lugares…