fbpx

Personaliza o teu site de escritor

Depois de teres o teu site instalado e a funcionar, precisas de o personalizar, isto é, de o tornar a tua cara, tendo em conta os teus objetivos e os leitores a quem queres conquistar. Um site de autor bonito é bom, mas um informativo é melhor. O teu site de escritor deve ser fácil de navegar e incluir informações que os leitores, os editores ou qualquer pessoa que queira escrever e/ou falar ou seguir-te considere úteis. Por isso, personaliza o teu site de escritor!

1. Quem sou ou Biografia

O teu site de escritor deve ter, obrigatoriamente, um link para a tua biografia no menu de navegação superior, ou numa barra lateral estática ou numa página inicial estática.

A tua biografia deve dizer aos leitores qual o teu percurso como pessoa e como escritor e, por conseguinte, dizer onde vives, o que estudaste, o que escreves e quaisquer outros interessantes que possam diferenciar-te de outros autores.

Podes incluir uma biografia escrita na terceira pessoa, centrada nos pontos principais, de modo que, qualquer pessoa que queira escrever sobre ti ou sobre os teus livros ou apresentar-te, tenha disponível uma biografia atualizada, clara e simples de usar.

Claro que também podes incluir uma biografia na primeira pessoa com um título sugestivo e chamativo.

Podes, inclusive, ter duas biografias, a biografia profissional na terceira pessoa no topo da página, e a biografia mais pessoal noutro lugar (por exemplo, junto da lista dos teus livros).

esta é a página mais visitada do site de um escritor. Deve, por isso, destacar-se e captar a atenção. Para conseguires isto, atenta que tudo o que está escrito no teu site é um exemplo da tua escrita, um “vincar” voz e estilo, além de gerar interesse. Na verdade, os leitores (e as pessoas em geral) gostam de saber de quem estão a comprar ou o que estão prestes a adquirir.

Personaliza o teu site de escritor com uma boa nota biográfica!

Biografia de auror
Biografia – Sobre mim
2. Foto de escritor

A tua foto de escritor deve aparecer na página inicial do teu site. Se o teu site tiver muitas páginas e postagens, podes incluir a tua foto na parte superior da barra lateral estática, para que os leitores sintam uma conexão mais pessoal contigo enquanto navegam. Convém que esta fotografia funcione como «fotografia oficial», devendo, por isso, ser uma boa fotografia em que estejas a olhar diretamente para a câmara, olhos nos olhos com o teu leitor (e não para o lado).

Personaliza o teu site de escritor com uma soberba fotografia!

3. Formulário de inscrição na tua lista de e-mail

Os teus maiores leitores, os fãs, vão querer saber de ti com regularidade. Assim, tens de oferecer a quem visita e teu site, e quer ter maior proximidade contigo e com a tua escrita, a possibilidade de receber notícias tuas e da tua escrita. E isto faz-se através de um formulário de subscrição por e-mail (newsletter). O WordPress, nos seus templates, costuma ter a possibilidade de incluir estes formulários na parte superior da página, na área do cabeçalho, na barra lateral, no rodapé ou num pop-up. Bom mesmo é que este formulário de inscrição apareça em mais de um lugar em cada página. Se alguém subscrever este formulário quer saber de ti, do que fazes e escreves; não desperdices esta oportunidade.

Este formulário de inscrição tem, obviamente, de estar associado ou integrado com um programa de envio de e-mails, como o mailchimp ou outro.

Personaliza o teu site de escritor com um formulário de inscrição na tua lista de e-mail (ou newsletter)

formulário de inscrição
Formulário de subscrição da newsletter
4. Os teus livros

Obviamente! Os teus livros devem estar no teu site e devem ser fáceis de encontrar. Se tiveres mais de um, basta ter um link no menu superior a dizer “livros”. A página de livros deve incluir descrições breves (sinopses) de cada livro, com links para compra (teus ou da editora). O teu livro mais recente deve ser apresentado na página inicial do site.

Os teus livros podem aparecer ainda no menu superior, no rodapé ou noutro lugar, segundo critérios que definas. É obrigatório que cada livro tenha uma página dedicada, que inclua a descrição do livro, possíveis resenhas, prémios, edições estrangeiras e, claro, links de compra.

É evidente que quem visitar o teu site deve aceder (entenda-se: ver e descarregar em boa resolução) as capas de todos os teus livros numa página. Isto é importante para que, quem tiver um blog sobre livros, possa ter lá o teu livro, ou quem queira escrever e publicar uma recensão ou, simplesmente, queira compartilhá-los on-line, o possa fazer facilmente.

Personaliza o teu site de escritor mostrando os teus livros!

Mostrar os livros
Mostrar os livros
5. Links de compra

Já falamos disto, mas voltamos a insistir para que não te esqueças e, sobretudo, não penses que são dispensáveis. Quem visita o teu site, fá-lo porque já leu ou, pelo menos, ouviu falar de algum dos teus livros. Se chegou ao teu site porque já leram algum livro teu não podes desperdiçar a oportunidade de o interessar por outro. E oferecer-lhe a possibilidade de o comprar sem ter de fazer grandes pesquisas longe do teu site. Tens de facilitar a vida a teu leitor, oferecendo-lhe a possibilidade de compra.

Personaliza o teu site de escritor, convidando os leitores à compra!

Loja para comprar
Loja virtual
6. Leituras adicionais, entrevistas, notícias, eventos…

Quando falamos dum site referimo-nos à junção articulada de um site e de um blog. Assim, se o blog não for a página inicial (essa é uma opção que dependerá fundamentalmente da frequência com que publiques post), tens de incluir no menu superior um link com a indicação “Blogue”, que reencaminhará o leitor para a tua página de artigos (o site onde estás a ler este artigo é exemplo disso).

Além da página de «Blog», podes, ainda, incluir, links no menu superior para outras páginas, como, por exemplo, «Imprensa», «Entrevistas», «Recensões», entre outras. Convém, todavia, não sobrecarregar o menu superior nem desviar a atenção do leitor. Para evitar que isso aconteça podes criar uma página (ex: Ler mais) com várias subpáginas.

Podes ainda ter uma página de notícias, dependendo da dinâmica que queiras/possas imprimir à tua atividade de promotor da tua escrita.

Nesta página, podes anunciar novas publicações ou eventos; atualizações do estado da sua publicação (etapas importantes no caminho para a publicação); anúncio da apresentação do livro e/ou de sessão de autógrafos; participações em painéis, conferências e seminários; etc.

Personaliza o teu site de escritor e oferece outros textos e/ou materiais sobre a tua vida atividade literária!

página de notícias e eventos
Notícias e eventos
7. Redes Redes Sociais e partilha de links

O teu site não pode deixar de inclui os ícones do Twitter, Facebook e Instagram num local fácil de encontrar.

Certifica-te de que os leitores saibam como seguir-te e oferece-lhes também a possibilidade de partilhar os teus post, incluindo botões de partilha na parte inferior de cada postagem e página

Também deves fornecer um link do Google+, mesmo que não estejas ativo no Google+, porque isso ajuda na classificação do mecanismo de pesquisa.

Personaliza o teu site de escritor e linka as tuas redes sociais!

Partilha de Redes Sociais
Partilha de Redes Sociais
8. Comentários e testemunhos

Os comentários e testemunhos são cruciais para construir confiança e mostrar aos leitores que vale a pena ler-te. Além disso, constituem a prova social de que precisas para atrair mais e novos leitores.

Personaliza o teu site de escritor e responde aos comentários dos teus leitores!

9. Contacto

No teu site, tens de oferecer aos leitores uma maneira fácil de entrar em contacto contigo. Coloca um link de contactos no menu superior.

Podes fazê-lo disponibilizando o teu e-mail ou contacto telefónico. Se não quiseres fornecer estes dados, podes optar por um plug-in de formulário (há muitos no WordPress). Nesta opção, certifica-te de que os e-mails do formulário de contato são-te encaminhados automaticamente, para que possas responder rapidamente.

Personaliza o teu site de escritor e deixa um contacto teu!

Página de contactos
Contactos
10. Convida a ação

Sim! O site não é apenas uma montra, mas é (deve ser) um espaço de encontro e de partilha, do qual tu és o anfitrião. Por isso, é muito importante que convides os leitores a ficar por perto ou simplesmente conectar-se contigo.

Assim, tens de convidar explicitamente os leitores do teu site a subscrever o Formulário de inscrição da tua lista de e-mail. Podes surpreender-te com a quantidade de visitantes que te seguirão. Às vezes, pedir é suficiente para ver um aumento no “engajamento”.

Podes também convidar explicitamente os leitores do teu site a manter a conversa e encontrar-te nas redes sociais para conversar mais sobre livros (ou qualquer outra coisa em que estejas interessado).

Podes, ainda, convidar explicitamente os leitores do teu site a comprar o(s) teu(s) livro(s).

Personaliza o teu site de escritor e convida explicitamente os teus leitores a entrarem em contacto contigo.

convite à ação
Convite à ação
11. Cuida do design

Muitos escritores, mesmo jovens, jugam que o design é uma questão irrelevante ou secundária, com a qual não se deve perder muito tempo. Mas não é assim: o design é muito importante, é o que capta e retém a atenção do leitor visitante.

Além disso, o design (a aparência geral do site) pode torná-lo mais chamativo (o que é sempre uma coisa boa) e, sobretudo, “imprimir” no leitor a tua “marca” de escritor. Se o “branding” te deixa enjoado, pensa-o como a vibração ou o humor do escritor. Cuida e define tudo com gosto e cuidado, desde o fundo até a escolha da fonte.

Se já tens um site e precisas de melhorar o seu design e, sobretudo, incluir (alguns d)estes elementos, tens uma “desculpa” para promovê-lo novamente, convidando amigos, familiares e seguidores para ver o novo site.

Não quero ser chato, mas… personaliza o teu site de escritor!

João Manuel Ribeiro

WordPress
%d bloggers like this: