fbpx

Cuida do design do teu site de escritor

Acreditando que o teu site está bem feito, personalizado, pesquisável e visível on-line, cuida do design do teu site de escritor. Sim, porque, ao nível do nível do design (e da arquitetura), muita coisa precisa de ser cuidada e evitada. De links quebrados a texto indecifrável, de erros, omissões a elementos que funcionam mal, tudo pode dar-lhe um aspeto pouco profissional e fazer com que os teus leitores desertem para outro site.

Sendo difícil dizer, com segurança, o que um ótimo design (até porque gostos não se discutem), optamos, antes, por dizer-te os erros que deves evitar:

1. Página inicial pouco clara

A página inicial dum site é a porta de entrada à qual chega e pela qual entra (ou não) o visitante. Tens de cuidar dos recursos visuais e do texto, de tal modo que o visitante capte logo quem és, o que fazes (onliner) e qual o perfil do teu site. Uma marca clara e um forte apelo à ação na página inicial do teu site irão encorajar os visitantes a permanecer e explorar o que estás a escrever. Cuida do design do teu site de escritor e clarifica a tua página inicial!

2. Texto ilegível

Podes pensar em usar fontes decorativas exclusivas para te destacares, mas a maioria das fontes ornamentadas não são adequadas para o corpo do texto de um site. Se o teu leitor não conseguir ler os parágrafos, fica frustrado e abandona o teu site. Fontes com muitos elementos decorativos ou que parecem manuscritas não se adaptam bem ao digital. Fontes com cores que não contrastam com a cor de fundo também dificultam e atrapalham a leitura. Considera que, com estilo ou não, texto que não possa ser lido é inútil!

Podes usar uma fonte mais sofisticada no cabeçalho, mas no corpo do texto, usa fontes básicas e fáceis de ler, como o Times New Roman, Calibri e Arial. E certifica-te de que a cor do texto contrasta bem com a cor de fundo. Cuida do design do teu site de escritor com texto legível e bem visível!

3. Links quebrados

Quando os usuários da web clicam num link, esperam ser direcionados para uma página externa. Se o link estiver quebrado ou levar a uma página inativa, o teu site parecerá desatualizado e obsoleto. Os visitantes vão pensar, seguramente, que o teu site foi abandonado e não se preocuparão em voltar.

Por isso, tendo em conta que os URL dos sites-blogs mudam e são atualizados com frequência, tens de testar os teus links regularmente para garantir que estão operacionais. Cuida do design do teu site de escritor, evitando links quebrados!

erro 404
4. Conteúdo sobreposto

O conteúdo sobreposto é visualmente desagradável e parece amador, além de tornar o texto mais difícil de ler, os botões mais difíceis de clicar e as imagens mais difíceis de visualizar. Assim, assegura-te de que cada elemento no teu site tem espaço suficiente para respirar. Cuida do design do teu site de escritor, sem conteúdo sobreposto!

5. Sem Medidas de Segurança

Se não usares formulários seguros, deixas o teu site e os seus visitantes vulneráveis ​​a spam. Isso pode prejudicar a tua capacidade de pesquisa on-line e deixar as tuas informações pessoais expostas a hackers. Os sites-blogs carregados com comentários de spam parecem feios e mal mantidos, e os visitantes não permanecem em sites-blogs que parecem potencialmente inseguros. Assegura-te de que o teu site tem CAPTCHA, criptografia de senha, um domínio SSL e outras formas de segurança. Cuida do design do teu site de escritor, com medidas de segurança adequadas!

Segurança na web
6. Navegação ou barra de menus confusa

Visitar um site sem uma barra de navegação é como estar numa estrada desconhecida sem um GPS. Os usuários da Web ficarão confusos sem saber onde encontrar o conteúdo que desejam ler. E se não conseguirem encontrar as informações, perderás leitores e vendas. Por isso, usa o tipo certo de barra de navegação para facilitar o acesso dos visitantes ao conteúdo interno e às páginas do teu site, sendo que todas as páginas devem ser claramente rotuladas para evitar confusão desnecessária.

No entanto, embora seja importante teres uma barra de menu de navegação, não exageres. Os teus visitantes não vão querer navegar por inúmeras opções ou páginas confusas apenas para ler a tua biografia. Cuida do design do teu site de escritor, com uma barra de menus simples!

7. Sem Otimização para dispositivos móveis

Grande parte dos acessos a web site é feito, hoje, através de dispositivos móveis. Quando um site não está otimizado para dispositivos móveis, tu e o leitor dão logo conta disso, mal lhe acedem. O texto é muito pequeno ou muito grande e outros elementos parecem instáveis ​​e não caber na tela. Com o uso da Internet em trânsito, a falta de otimização móvel é um erro negligente. Cuida do design do teu site de escritor, otimizando-o para dispositivos móveis!

otimização para tablet
8. Páginas em branco ou quase vazias

Páginas em branco ou com muito pouco conteúdo podem parecer um preenchimento mal projetado, o que afetará negativamente a eficácia do seu site. O teu público pode sentir que está a perder tempo em páginas que não possuem informações ou conteúdo real.

Assim, se tens muito pouco a dizer sobre uma página específica, não a disponibilizes ou considera a possibilidade de combinar as informações noutra página ou adicionar mais informações à página existente. Certifica-te de que as páginas do teu site estão a fazer o trabalho para o qual foram feitas: reforçar a tua marca, estimular as vendas, oferecer conteúdo exclusivo, fazer anúncios importantes, interagir com os teus fãs e construir a tua audiência. Cuida do design do teu site de escritor, evitando páginas vazias ou em branco!

9. Uploads lentos

Todos os visitantes de um site odeiam uploads lentos! E se os teus leitores tiverem de esperar para que dada página carregue, acabarão por desistir e não vão querer visitá-la de novo. Os sites-blogues pouco responsivos ou que demoram a carregar também afetarão a tua visibilidade e dificultarão a obtenção de seguidores. Para evitar isto, certifica-te de que o CSS do teu site está otimizado e reduz os arquivos de media grandes de modo a melhorar o tempo de carregamento. Cuida do design do teu site de escritor, acelerando os uploads!

10. Elementos de estilo confusos

Já dissemos que o teu site é o teu cartão de visita on-line, então a tua marca do autor deve ser clara e óbvia. Se misturares elementos de estilo de géneros diferentes, o teu público não saberá em que género escreves e pode não ter certeza de que estão no lugar certo. Portanto, os elementos de design do teu site devem ser consistentes com o género que escreves, para que os leitores não fiquem confusos e perdidos. Assegura-te, ainda, de que o tipo de letra e as cores que usa também complementam o tema do teu site. Cuida do design do teu site de escritor, evitando elemenos de estilo confusos ou desnecessáruos!

texto ilegível
CONCLUSÃO

Caro escritor, na expetativa de que te tenhamos convencido da absoluta necessidade de teres um site, de te termos esclarecido acerca de como deves proceder para o possuir, de como o deves personalizar e tornar, também, mais pesquisável e visível on-line, através de cuidados de design, resta-nos convidar-te fortemente a pôr mãos-à-obra, quer o faças tu mesmo, quer contrates alguém para o fazer. Na eventualidade de contratares alguém para o fazer, sê claro e assertivo acerca do que te dizemos neste texto, porque não se trata de fazer um site qualquer, mas para um escritor, tu mesmo!

Esperamos que este texto te ajude a construir uma consistente plataforma digital para conquistares leitores e venceres como escritor!

João Manuel Ribeiro

WordPress
%d bloggers like this: