fbpx

COMO PREPARAR A APRESENTAÇÃO DE UM LIVRO

[Como preparar a apresentação de um livro] Lançar ou apresentar um livro, seja para ti que estás a iniciar o caminho de publicação, seja para ti que és escritor já com obra publicada, é um evento importante a diversos títulos: em primeiro lugar, o lançamento de um livro constitui a apresentação pública da tua obra aos leitores e à crítica; em segundo lugar, lançar um livro aumenta a tua visibilidade e credibilidade como escritor; e, finalmente, a apresentação do livro permite inaugurar ou aprofundar a relação entre ti e o teu leitor.

Assim sendo, é importante não descurares ou menosprezares a apresentação ou lançamento do teu livro. E para que o lançamento do livro consiga os objetivos enunciados é preciso definires uma estratégia que, a meu ver, passa por três etapas: o pré-lançamento, o lançamento propriamente dito e o pós-lançamento.

Para cada uma destas etapas, há um conjunto de procedimentos que podem ajudar-te a fazer da apresentação do teu livro um momento significativo, quer em termos literários, quer em termos comerciais.

Etapa 1 – Antes da apresentação – pré-lançamento

Supondo que tens o teu site/blog de escritor, uma primeiríssima tarefa é anunciar a publicação do livro, através de vários artigos, que poderão ser convertidos em diversos post nas redes sociais. Estes artigos devem centrar-se no livro e seguir os seguintes passos: num primeiro artigo, podes mostrar a capa do livro e apresentar uma breve sinopse e uma nota biográfica, tua e do ilustrador; seguidamente, podes escrever um artigo explicando as razões pela quais escreveste a história ou os poemas que o livro publica; finalmente, podes, ainda, escrever um artigo sobre a temática ou assunto (a Big Idea do livro).

Destes artigos, podes fazer anúncios nas Redes Sociais, sendo que, nestes anúncios, deve aparecer sempre a capa do livro, para que os leitores se familiarizem como o mesmo. Para aumentar a visibilidade nas Redes Sociais, é útil teres, pelo menos até à apresentação propriamente dita, um ou mais Banners ou Thumbnails, onde, além a capa do livro deva constar também a tua fotografia (de autor) ou bom pormenor de ilustração.

A par das Redes Sociais, deves, ainda, enviar um e-mail bem escrito e estruturado (com uma boa copy) para a tua lista de contactos. O propósito é o de comunicares aos teus amigos e seguidores a novidade: o livro novo.

Além destes aspetos, acessíveis a todos, há outros, mais técnicos, que deves consider, como contactar bloggers ou influenciadores, a quem envies o livro e solicites que teçam alguma consideração ou opinião; fazer um mandar fazer um booktrailer para mostrar, com maior profundidade, o conteúdo do livro; pensar em ofertas (merchandising, como, por exemplo, excerto do livro, marcadores para o livro, ilustração, etc.). Finalmente, deves ter, no site/blog ou em outro lugar (se a editora não tiver) uma página de vendas que possibilite a aquisição do livro.

Concluídos estes procedimentos (no todo ou em parte), estarás preparado para a apresentação propriamente dita do teu livro.

Etapa 2 – Apresentação

Tanto quanto possível, deves fazer a apresentação do teu livro num local apropriado: numa biblioteca, numa livraria, num auditório, num teatro, no contexto de um evento (feira do livro, seminário, etc.). E cuidar para que o espaço esteja limpo, asseado – preparado para receber os teus leitores.

Se puderes, convida um apresentador, alguém com autoridade (outro escritor, um crítico, um jornalista, o editor) para tecer algumas considerações críticas sobre o teu livro. Na escolha do apresentador deves ter em conta os leitores que prevês que estejam presentes. Não convém que a apresentação seja excessivamente técnica (correndo o risco de ser incompreensível para a audiência) nem exageradamente simples (nada dizendo de substancial sobre o livro).

Se adequado, convida alguns leitores, crianças e não só, para lerem alguns excertos do texto. Esta leitura pode ser acompanhada com um ajustado fundo musical (ao vivo ou gravado). Se houver a possibilidade de alguma intervenção musical, aproveita-a!

Considera a possibilidade de transmissão da apresentação para alguma das tuas redes sociais (Facebook, YouTube ou Instagram, tendo o necessário cuidado com o direito à privacidade).

Apresentação na Feira do Livro de Lisboa
Etapa 3 – Depois da apresentação – pós-lançamento

A apresentação propiamente dita do teu livro não encerra o ciclo de lançamento. Podes, ainda, desenvolver um conjunto de procedimentos para “ampliar” a apresentação e visibilidade do teu livro. Procedimentos tão simples como enviar um e-mail ou publicar um post de agradecimento, publicar fotos da apresentação nas redes sociais e convidar os teus seguidores a comprarem o livro (através de um link para a página de vendas ou loja on-line) e, o que seria ótimo, pedir aos teus leitores que escrevam um texto ou gravem um vídeo em que partilhem com outros leitores a sua opinião/impressão sobre o livro.

Numa palavra: importante mesmo é que não desperdices a oportunidade que a apresentação do teu livro constitui. Não penses que isso é assunto da editora, que não depende de ti. A editora pode/deve fazer muito pelo teu livro, mas tu és o mais interessado em que o teu livro seja bem-sucedido! Se puderes, combina e articula com a editora estas etapas, para que o resultado seja excecional para ambos!

Agora já sabes como preparar a apresentação de um livro! Do teu livro!

Boa apresentação do teu livro!

João Manuel Ribeiro

WordPress
%d bloggers like this: