fbpx

POESIA NAS ESCOLAS DO 1.º CICLO: O QUE SABEMOS QUE FUNCIONA

O Centre for Literacy in Primary Education é uma instituição britânica que trabalha para melhorar a literacia nas escolas do 1.º Ciclo. A sua missão é a de aumentar o desempenho das crianças ajudando as escolas a educar de forma criativa e eficaz, mostrando aos professores e às crianças como a literatura de qualidade pode ser colocada no centro de toda a aprendizagem.

O Centro possui uma extensa coleção de poesia para crianças e a importância da poesia é central para o desenvolvimento de todos os nossos profissionais, professores e poetas, entre outros.

O site Poetryline contém uma ampla gama de recursos para ajudar os professores a ensinar poesia nas escolas. Os professores podem aceder a 250 vídeos de poetas renomados, lendo e falando sobre os seus trabalhos, ensinando estratégias para livros de poesia para todos os anos de escolaridade, e aceder, ainda, a exemplos de prática nas escolas.

Em 2017, o CLPE foi financiado pelo Arts Council para executar um projeto de investigação The Power of Poetry, avaliado pelo Prof. Andrew Lambirth. Cinco poetas trabalharam com os especialistas do CLPE e vinte professores com o objetivo de investigar e descobrir como podemos realmente aproveitar ao máximo o ensino de poesia no 1.º Ciclo. Este projeto foi apresentado no relatótio A Year With Poetry (CLPE, edição de 1997. Myra Barrs & Michael Rosen).

Os professores participantes no projeto levaram o que aprenderam para as salas de aula e usaram os seus novos conhecimentos para trabalhar com seus alunos e ler, estudar, escrever e fazer poesia.

Todos os professores produziram estudos de caso do seu trabalho. O CLPE combinou as informações desses estudos de caso, as perceções dos poetas profissionais e a avaliação independente com a investigação publicada e a investigação de campo e produziu o documento “O que sabemos funciona”.

Este relatório reúne dez “coisas” que os professores, os poetas e os académicos disseram que precisam de ser consideradas e desenvolvidas na escola para encorajar o amor à poesia e à aprendizagem ao longo da vida.

Desafio-vos a ler o relatório todo. Deixo aqui apenas os 10 eixos temáticos do documento.

Capa relatório

O QUE SABEMOS QUE FUNCIONA

1. Desenvolver uma sala de aula e uma escola amigáveis ​​da poesia que inspire, entusiasme e celebre o valor da poesia e da linguagem.

2. Oferecer muitas e variadas oportunidades de tirar poemas da página e trazê-los à vida – ler poesia em voz alta, representar, dramatizar, juntar-se e ouvir poetas apresentarem a sua própria obra.

3. Incentivar a conversa e conectar-se com a experiência pessoal das crianças, dando-lhes permissão às crianças e oportunidades para partilhar e escrever sobre si mesmos, os seus sentimentos e eventos importantes usando formas poéticas.

4. Desenvolver o conhecimento, a confiança e a experiência dos professores no seu próprio repertório de poesia e sobre o ensino de poesia.

5. Construir poesia em todos os aspetos do currículo e não limitar o estudo ou a escrita de poesia ao currículo de literacia.

6. Saber e ter confiança para escrever e ler poesia numa variedade de modelos. Entendendo isso. existem muitas formas, formatos e tamanhos de poesia e nem sempre tem de rimar!

7. Reconhecer que o estudo da poesia auxilia no desenvolvimento da leitura, fonética e da linguagem em toda a faixa etária da escola primária.

8. Trabalhar com poetas para que as crianças possam compreender o processo de criação, performance e apresentação de poesia.

9. Compreender a importância da arte, drama, música e dança para apoiar e aprimorar a escrita de poesia infantil e desenvolver respostas.

10. Dar à própria poesia infantil um público usando uma variedade de formas.

JMR

WordPress
%d bloggers like this: